Sobre

Olá eu sou Juliana!

No início, eu criei este blog para integrar assuntos que tenho interesse, a minha produção científica e os relatos de experiência. O principal objetivo era ter um espaço independente para encontrar a minha voz e criar um repositório de descobertas.

Com o tempo, eu percebi que os temas interessavam outras pessoas. E isso, me motivou a manter este blog público, mesmo com poucas publicações por mês, por conta de estar envolvida em outros projetos.

No entanto, este espaço por muito tempo esteve em meu campo de visão com o desejo de ampliá-lo, melhorar o conteúdo, publicar mais vezes e formar uma comunidade interessada em mobilização de conhecimento, uma área nova no Brasil e já consolidada em outros países.

A mobilização do conhecimento é um conjunto de competências que ajuda a tornar a pesquisa útil para a sociedade desde o início até o impacto, a qual inclui métodos de síntese, transferência e tradução de conhecimento. Ou seja, desenvolver, aplicar e avaliar estratégias e métodos para garantir que o conhecimento faça diferença positiva para a vida de pessoas, grupos, organizações e sociedade. Ressalto que eu entendo conhecimento como práticas, habilidades, experiências, bem como resultados de pesquisas ou avaliação de dados.

Desde os anos 2.000, eu participo de espaços de aprendizagem tanto presencial, como virtual e essas experiências possibilitaram construir um repertório de conhecimento transdisciplinar como ponto estratégia de ação.

Minha jornada é aprendizagem ao longo da vida.

A partir dessas experiências, eu me interessei pelo uso da informação e da tecnologia para mobilização de conhecimento, que posteriormente me levou buscar além da graduação, formações complementares, como editoração, análise de negócios em tecnologia da informação, informação científica e tecnológica em saúde entre outras.

Minha trajetória profissional pode ser delineada em três grandes fases ou estágios:

  • A primeira fase experienciada na prestação de cuidados ao ser humano em todo ciclo vital;
  • A segunda fase na docência na graduação;
  • A terceira fase centrada na gestão e produção editorial, serviços de informação, curadoria de conteúdo e desenvolvimento de competências em informação para profissionais da saúde e de informação.

E assim, eu fui me especializando em informação e comunicação científica, área que trabalho há mais de 10 anos.

Diante disso, trouxe uma mudança para este espaço, transformando-o em Lab Joule. Como um laboratório de experiência de desenvolvimento, tanto pessoal como profissional. Também incorporei as práticas integrativas complementares na minha vida e no meu campo de visão, por isso você encontrará essa temática dissolvida no conteúdo do Lab Joule.

Além do acesso gratuito configurado na curadoria de conteúdo, dou um novo passo no delineamento de cursos online. Em breve terei novidades 😉