Estar na vida, como uma aventura de bicicleta

Em agosto de 2018 eu escrevi um post A força para continuar pedalando relatando o significado das viagens de bicicleta para mim. Eu encerrei o texto com essa frase.

Pela capacidade de dar um novo significado para a experiência.

Quando eu comecei a aprender a andar de bicicleta, eu tive um acidente que me levou ao pronto socorro. Isso me deixou nos anos seguintes proibida de andar de bicicleta. Só voltei a usar a bicicleta no final da adolescência. Depois, parei novamente e voltei somente na vida adulta. Com outra pegada, mais corajosa para aventuras. Confesso que nunca fui muito ousada nas práticas esportivas. Mesmo quando fiz trampolim acrobático. O fato é que tenho medo. Sim, admito. O medo me paralisa algumas vezes, mesmo sabendo que a vida é um pisca, pisca. Ou seja, a mesma hora que estamos aqui, podemos não estar em questão de minutos.

A bicicleta me trouxe a capacidade de superação do medo e ao mesmo tempo o valor de ter vivido a experiência. Por exemplo, pedalar na avenida paulista entre os carros (antes de existir a ciclovia). Veja, parece algo simples, e é. Mas para uma pessoa que tem medo estar em um trânsito agressivo de uma grande cidade é uma superação.

O medo é humano, é fator protetor em muitas situações. No entanto, o medo também tem efeito nocivo, permanecer na caverna, como na caverna de Platão, pois o que se vê são as sombras e não ousa sair.

Bem, o que eu quero deixar neste post é, as experiências são reais para quem vive e estar na vida é estar sujeito a experimentar. Nesse sentido, eu quero que se aproxime de uma aventura de bicicleta – com superação do medo.

Escrito por

Pesquisadora em mobilização de conhecimento, buscadora e curadora de informação, entusiasta em visualização de dados e gamer no Habitica, um jogo para gerenciar hábitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s