Como eu gerencio hábitos e ações no Habitica (junho 2019)

Eu já comentei aqui do Habitica, um aplicativo gamificado de gerenciar hábitos e ações. Não é um simples gerenciador de tarefas. É muito, muito mais que isso. É um recurso de mudança de padrão de comportamento.

Ele integra várias estratégias comportamentais para ampliar a consciência das nossas práticas e padrões, promove o engajamento e a interação.

O que tenho aprendido

Que gerenciar hábitos é processo de construção e desconstrução. Ainda ouço muito faça no piloto automático. Entretanto, eu tenho buscado a execução da prática com presença. Obviamente, não precisa pensar muito. É focar no agir, ou seja, deixar de ser só campo racional e passar pelo mente-corpo da experiência.

A diferença com o Habitica é que eu vejo qual é o ponto do fluxo que para. Posso e devo agir ali.

Um estratégia é coloquei nas diárias desafios de agir: identificar de 1-3 hábitos fracos e fortalece-los. Ou identificar 1-3 afazeres que estão procrastinados. Também inseri um desafio de agir: Simplificar o meu sistema de organização e observar o meu comportamento no sistema de recompensa.

O sistema de recompensa é uma fonte de energia para ação e autoconhecimento

O Habitica é um jogo que tem um conjunto de recompensas e causa-efeito. E como todo jogo tem regras. Por exemplo, se eu não fizer aquilo que inseri em meu sistema como diária eu vou perder vida na virada do ciclo, que são 24 horas. Se eu estiver em um grupo e em missão e não fizer as diárias, darei danos no grupo todo por conta da minha não ação.

Recompensas

  • Subir de nível.
  • Ganhar experiência.
  • Ganhar moedas que podem ser trocadas por equipamentos, alimentos para os mascotes que são transformados em montarias.
  • Medalhas pelas conquistas.
  • Participações em um grupo de jogadores para realizar missões e guildas temáticas para debates.
  • Escolha de personagem e equipamentos.
Uma imagem da interface.

O meu sistema de organização para gerenciar os hábitos e ações

O que mais gosto no Habitica é a divisão hábitos, diárias, afazeres e recompensas.

Hábitos

São práticas que podem ser positiva ou negativa. Podem ser realizadas mais de uma vez durante o dia. Por exemplo: Beber 1 copo/250ml de água, comer 3 frutas diferentes, pesar pela manhã, ler um capitulo ou X páginas antes de dormir etc.

A medida que é realizada a prática, o Habitica identifica quais são os hábitos fortes e os fracos. Também as cores vão mudando conforme a consistência da prática.

Nos hábitos eu insiro algumas meditações guiadas do aplicativo Meditação Natura para fazer nas pausas dos blocos de trabalho.

A prática de processar emails conforme a prioridade inseri como hábito.

  • Primeiro eu faço uma triagem – Descarte, para hoje ou para a semana. Assim, mantenho a caixa de entrada limpa e faço com tranquilidade o que é para hoje.

Diárias

As diárias são ações que realizamos uma vez ao dia ou em um dia determinado com alguma frequência. Eu utilizo para planejar e avaliar o meu dia, fazer exercícios de afirmação, também coloco lembretes de frases para reflexão e ação.

Planejamento da semana

Para planejar o meu dia eu me pergunto: O que eu farei para avançar em direção ao meu próximo estágio? Seleciono os afazeres que focarei no dia descrito logo abaixo.

Afazeres

Nos afazeres, que é terceira coluna, eu coloco as minhas ações para o dia. Normalmente, eu utilizo para os meus projetos em andamento. Eu não coloco todos os projetos lá, coloco somente o que pretendo trabalhar naquele dia ou semana. Fragmento as ações para realizar em passos.

Recompensas

Além das recompensas que o Habitica concede, como comprar equipamentos com as moedas recebidas das ações checadas, alimentar os mascotes com os alimentos recebidos. Você pode estabelecer algumas recompensas para si mesmo. Eu utilizo as recompensas do Habitica e insiro os benefícios que as ações vão promover.

O grupo

O grupo é o ponto alto do Habitica. Mais do que a oportunidade de interação, é a força do coletivo e do autoconhecimento.

As realização das missões

As missões são oportunidade de fazer sprint nas ações. Além de ficar atento para finalizar as diárias e não dar dano no grupo. É o momento de engajamento no grupo.

Em missão

O diferencial

Para mim, o meu sistema no Habitica é uma ferramenta de autoconhecimento e desperta a visualização da nossa própria metodologia de se organizar.

Você conhece ou já usou Habitica? Conte sua experiência nos comentários.

Escrito por

Pesquisadora em mobilização de conhecimento, buscadora e curadora de informação, entusiasta em visualização de dados e gamer no Habitica, um jogo para gerenciar hábitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s