Diário de bordo Ferramentas

Como me organizo para ministrar uma aula

Essa semana eu participei da Jornada científica do Hospital Naval Marcílio Dias. Eu falei sobre os Estudos de Revisão Bibliográfica, uma aula  breve ou seja, uma visão geral. A comissão organizadora me pediu o tema. Eu escolhi o que e como abordar do assunto, que é bastante abrangente. O público alvo era residentes, pesquisadores, professores e demais interessados.

Como já trabalho com esse tema, eu tenho um caderno no Evernote para apoiar a organização do levantamento e da recuperação de artigos  e link de sites sobre o assunto. Isso acontece em diversos momentos, não somente quando realizo uma estratégia de busca em bases de dados bibliográficos. Acho muito mais fácil acionar o “clip to Evernote”  para armazenar materiais do tema durante o dia dia.

Por exemplo, ao verificar o twitter acesso um artigo de revisão que foi compartilhado e tem como exemplo uma estratégia metodológica do meu interesse, como esta publicada no The BMJ recentemente, veja aqui.

Pode acontecer que eu identifique materiais de interesse quando verifico o meu alerta do Google acadêmico ou outras fontes que alimentam o meu fluxo de informação. Ou seja, ter um local de referência para armazenar o material que poderá ser utilizado.

Os artigos recuperados ou sites são organizados em notas dentro do caderno no Evernote, veja esta post sobre o uso do Evernote.

Eu também uso o Mendeley para organizar o meu material para aulas. No entanto, eu só adiciono no Mendeley artigos o que farei síntese. Em especial por conta dos recursos que a ferramenta oferece para fazer fichamentos.

A síntese dos artigos, que é a extração do fichamento dos artigos, eu mantenho em uma planilha Google drive e alimento sempre que é necessário, ou seja, quando estudo sobre o tema.

Também no Google drive, eu mantenho uma pasta com aulas anteriores, planilhas, planos de aula e tudo que for referente ao tema. Essa pasta fica vinculada ao Trello uma ferramenta de gerenciamento de projetos.

Esse material eu adiciono somente o link quando eu tenho uma nova aula para apresentar. Então eu faço um novo cartão da nova aula no Trello, onde eu mantenho um quadro com as minhas metas (colunas) os meus projetos em andamento (cartões), veja um exemplo de quadro de metas do Trello.

Exemplo do cartão

capture-20190215-150337

Com o material organizado, eu faço novas buscas para verificar se tem novidades para acrescentar.

Ainda tem a etapa da elaboração em si da aula, que nesse post eu não vou abordar, quero falar isso em outro momento.

Neste post, eu quero trazer um aspecto da organização e não do planejamento da aula.

Eu também procuro disponibilizar a apresentação no meu perfil do Figshare

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s