Minha meta em 2019

Publicado por

No início de 2018, eu participei de um programa de 8 semanas de Mindfulness na ClaraMente eu comentei em neste post aqui  e sinalizei o crescimento da produção científica do tema.

IMG_20180224_083040735

Em 2019, eu quero intensificar as práticas de consciência.

Tenho lido o blog de Zen Habits com muitas, muitas sugestões de boas práticas.  Vale a leitura, acompanhar e implementar as práticas que fizerem sentido para você.

Hoje eu trago a sugestão de dois aplicativos de meditação em língua portuguesa.

O primeiro eu já tenho usado e gostado muito – Meditação Natura. Para saber mais tem um post no blog da Natura que fala sobre ele.

Screenshot_20181226-125359
Screenshot_20181226-125408
Screenshot_20181226-125428

O que eu gostei além de ser gratuito, tem meditações guiadas, um programa 8 semanas chamado minha jornada entre outras abordagens.

Eu fiz a jornada de 8 semanas e vou repetir durante o ano todo.

Um outro aplicativo é o WeMind desenvolvidos pelos psiquiatras Marco Abud e Bruno Machado do canal Saúde da mente . Também em português, com conteúdo gratuito e pago – assinatura por mês.

Screenshot_20190102-074410
Screenshot_20190102-074415
Screenshot_20190102-074433

Ainda não testei todo conteúdo gratuito (quando concluir o programa gratuito atualizo este post). Mas gostaria de trazer duas opções.

Trago um curso disponível no Coursera Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (em Português) [Learning How to Learn]

Learning-How-to-Learn-Logo-with-text

O programa está dividido em 4 semanas

  1. Que é Aprendizado?
  2. Processo de Associação em Blocos (“Chunking”)
  3. Adiamento e Memória
  4. Renascimento da Aprendizagem e Destravando seu Potencial
  5. Conhecimentos adicionais e Recursos

Também trago um livro que li essa semana, A descoberta do fluxo a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana publicado pela Editora Rocco. Em inglês Finding flow The Psycology of Engagement with Everyday Life

IMG_20190102_074128144

Mihaly Csikszentmihalyi (eu comentei dele neste post aqui) apresenta em uma linguagem simples sobre como consumimos nossos dias de maneira inconsciente. Ou seja, o famoso piloto automático. São resultados de pesquisas, ainda que realizadas nas décadas de 80 e 90, nos ajudam a compreender como essa área está se desenvolvendo.

“Os ciclos de descanso, produção, consumo e interação estão tão integrados à maneira como experimentamos a vida quanto nossos sentidos – visão, audição e assim por diante. Como o sistema nervoso foi constituído para que só pudesse processar uma pequena quantidade de informação de cada vez, a maior parte daquilo que experimentamos precisa ocorrer de maneira sequencial, uma coisa depois outra.”

E por fim, a psicologia positiva tem despertado meu interesse. Comentei neste post aqui

IMG_20190102_074150194

Esse livro caixa é uma forma divertida de implementar reflexão no dia a dia.

Bem, aos poucos vou construindo o meu repertório de recursos para ampliar a consciência, consequentemente  melhorar a qualidade de vida e minimizar o estresse, pois é essa a minha meta de 2019.

3 comentários

  1. Ei Juliana, gostei das dicas! Depois quero olhar o curso do Coursera que você indicou. Para se aprofundar na Psicologia Positiva, sugiro o curso “The Sciense of Well-being, da Yale University. Está disponível gratuitamente no Coursera.
    Ainda sobre esse assunto, recomendo o livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, não sei se você já leu…
    Abraço!

    Curtir

    1. Oi Marcela. Muito obrigada por comentar e adorei as dicas. Certamente quero fazer esse curso. Eu ainda não li o livro “O jeito Harvard de Ser Feliz” já tinha ouvido falar. Vou colocar na lista. Um grande abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s