Prospero é um banco de dados internacional de protocolos de revisão sistemática. Com o mesmo objetivo dos registros de ensaios clínicos. Essa fonte de informação é uma iniciativa para colaborar na qualidade da publicação científica, favorecer a transparência em pesquisa, reduzir duplicidade e minimizar o viés nas revisões.
Ao submeter um artigo de revisão sistemática, os periódicos científicos tem solicitado o número de registro neste banco.
Dica
Antes de iniciar uma pesquisa bibliográfica, seja uma revisão sistemática ou não, verifique se já foi realizada uma revisão sistemática com o tema da sua pesquisa neste banco de registros.
Na página inicial, você encontrará no menu a busca (1), conforme a figura abaixo. Clique para realizar a busca.

Ao acessar a página com o campo de busca (2), conforme a figura abaixo, digite os termos de sua necessidade de informação.

Ao identificar a lista de referências observe a data de registro, o título, otipo de revisão ( se é Cochrane ou não) e o status da revisão ( se está em curso, se foi publicada).
Em seguida, clique em uma revisão para visualizar o protocolo.

Você pode utilizá-la
- Para o ensino do método de pesquisa bibliográfica, por meio dos exemplos de protocolos, descrições, estratégias de busca entre outros.
- Para aprimorar novas revisões, ou seja realizar UpDate em revisões antigas em temas de seu interesse
- Para monitorar campos de conhecimento
- Para identificar revisões já realizadas ou em andamento.
Descobrir o site hoje e estou gostando bastante, sou da área de geografia. Obrigado por compartilhar sua experiência.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Nerivaldo, fico feliz em saber.
A geografia é uma área de conhecimento maravilhosa e muito rica. Faz interface com muitas outras áreas.
Obrigada por compartilhar!
Um abraço
CurtirCurtir
Juliana,
Posso registrar qualquer tipo de protocolo de pesquisa?
Sua dica foi sensacional!!!
CurtirCurtir
Oi Danúzia, obrigada!
No Prospero só protocolo de revisão.
Tem um outro repositório de protocolo mais amplo – protocols.io
Escrevi este outro post sobre ele.
https://joule8.com/2018/03/05/um-repositorio-de-protocolos-de-pesquisa/
Um abraço
CurtirCurtir
Saudações. Obrigado por compartilhar. Entretanto, tenho uma dúvida: Se há uma revisão em andamento com o mesmo tema que busco analisar, significa que não posso realizá-la? Entendo que a transparência deva existir, porém isto, talvez, possa limitar as ideias dos demais pesquisadores.
CurtirCurtir
Obrigada por comentar! O tema pode ser o mesmo, entretanto deverá ter algum diferencial, pois a ideia é não ter desperdício de recursos de pesquisa. Por isso é importante monitorar o que está sendo realizado. Não vejo como limitar as ideias dos demais pesquisadores. Pois os objetivos da revisão são apresentar as evidências, identificar lacunas de conhecimento e sugerir pesquisas futuras. Chegamos em um momento que estamos fazendo revisões de revisões para alcançar esses objetivos por conta do volume de informação.
CurtirCurtir
Eu que agradeço. Entendo e concordo. Muito obrigado por responder. À propósito, seu blog é extremamente útil. Obrigado por compartilhar sua experiência. Gostaria de sugerir um “post” sobre como conduzir uma revisão sistemática. Normas, etapas, etc.
Atenciosamente.
CurtirCurtir
Muito obrigada!
Também agradeço a sugestão do post.
Tem um post das diretrizes do Ministério da Saúde
https://ajulianareis.com/2017/03/11/diretrizes-metodologicas-do-ministerio-da-saude-para-revisao-sistematica-e-metanalise-de-ensaios-clinicos/
Tem este outro que escrevo dos passos iniciais, ele traz um artigo com 14 tipos de revisão.
https://ajulianareis.com/2017/01/28/passos-iniciais-para-a-revisao-bibliografica/
CurtirCurtir
Fantástico. Obrigado!
CurtirCurtir